História

vilacarrao1

Fundada oficialmente em 1917, a Vila Carrão foi considerada pelo Censo de 2010 como o bairro mais paulista de São Paulo, e recentemente transformou-se em um dos bairros 5 estrelas do ramo imobiliário.

O nome do bairro vêm do distrito a que pertence, o Carrão, batizado dessa meneira como homenagem feita a João da Silva Carrão, o “Conselheiro Carrão”, ex-presidente da Província de São Paulo.

Havia um caminho por onde gentios circulavam entre Piratininga e Biacica, ou Imbiacica, ( atualmente conhecida por Itaim Paulista, Vila Curuçá e Jardim Helena), que logo começou a ser utilizado pelos bandeirantes, na busca por ouro e mão de obra escrava. Segundo alguns historiadores, essas terras eram parte da Sesmaria de João Ramalho, que com o tempo foram mudando de nomes como Tucuri, Bom Retiro e Chácara Carrão, dando origem aos bairros bem conhecidos atualmente.

A princípio, toda essa região fazia parte do distrito do Tatuapé, e gradualmente foi conquistando sua “independência”, devido a decretos da prefeitura, bem como os atuais distritos do Aricanduva e Vila Formosa.

Em 1990 a Vila Carrão teve sua atual delimitação territorial, determinada no mandato da prefeita Luíza Erundina.

Existe uma grande comunidade nipo-brasileira na Vila Carrão, com milhares de associados, conhecida como Associação Okinawa, que promove anualmente um dos maiores eventos da cidade de São Paulo, compondo o Calendário Oficial de Eventos do Município.

O crescimento desse majestoso bairro tem se dado de forma tão grandiosa, que segundo um levantamento feito pela prefeitura em 2012, o fluxo de sua principal via de circulação e comércio, a Av. Conselheiro Carrão, ultrapassou grandes avenidas de São Paulo, como a respeitável Avenida Rebouças, se colocando entre as 10 mais congestionadas de toda a cidade.

vilacarrao2

O Carrão abrange os seguintes bairros:

Carrãozinho
Chácara Santo Antonio
Chácara Califórnia
Chácara Santo Estevão
Vila Nova Manchester
Vila Santa Isabel
Vila Carrão

Aqui você encontra tudo sobre seu bairro

Open chat
envie sua mensagem
Olá, seja Bem Vindo ao Portal Vila Carrão.
%d blogueiros gostam disto: