18.6 C
São Paulo
domingo, novembro 17, 2019

vilacarrao1

Fundada oficialmente em 1917, a Vila Carrão foi considerada pelo Censo de 2010 como o bairro mais paulista de São Paulo, e recentemente transformou-se em um dos bairros 5 estrelas do ramo imobiliário.

O nome do bairro vêm do distrito a que pertence, o Carrão, batizado dessa meneira como homenagem feita a João da Silva Carrão, o “Conselheiro Carrão”, ex-presidente da Província de São Paulo.

Havia um caminho por onde gentios circulavam entre Piratininga e Biacica, ou Imbiacica, ( atualmente conhecida por Itaim Paulista, Vila Curuçá e Jardim Helena), que logo começou a ser utilizado pelos bandeirantes, na busca por ouro e mão de obra escrava. Segundo alguns historiadores, essas terras eram parte da Sesmaria de João Ramalho, que com o tempo foram mudando de nomes como Tucuri, Bom Retiro e Chácara Carrão, dando origem aos bairros bem conhecidos atualmente.

A princípio, toda essa região fazia parte do distrito do Tatuapé, e gradualmente foi conquistando sua “independência”, devido a decretos da prefeitura, bem como os atuais distritos do Aricanduva e Vila Formosa.

Em 1990 a Vila Carrão teve sua atual delimitação territorial, determinada no mandato da prefeita Luíza Erundina.

Existe uma grande comunidade nipo-brasileira na Vila Carrão, com milhares de associados, conhecida como Associação Okinawa, que promove anualmente um dos maiores eventos da cidade de São Paulo, compondo o Calendário Oficial de Eventos do Município.

O crescimento desse majestoso bairro tem se dado de forma tão grandiosa, que segundo um levantamento feito pela prefeitura em 2012, o fluxo de sua principal via de circulação e comércio, a Av. Conselheiro Carrão, ultrapassou grandes avenidas de São Paulo, como a respeitável Avenida Rebouças, se colocando entre as 10 mais congestionadas de toda a cidade.

vilacarrao2

O Carrão abrange os seguintes bairros:

Carrãozinho
Chácara Santo Antonio
Chácara Califórnia
Chácara Santo Estevão
Vila Nova Manchester
Vila Santa Isabel
Vila Carrão

%d blogueiros gostam disto: